terça-feira, 27 de outubro de 2009

Kant, o discernimento espiritualista da inveja e da cobiça, o DIREITO e a Justiça

Grande Lazaro:
 
Excelente e MUITO OPORTUNO o teu texto, abaixo, sobre Kant e o discernimento espiritualista...
 
Estava, justamente, preparando um "paper" conjugado a alguns vídeos como comentários, procurando demonstrar como e porque, após ponderar muito, decidi participar das eleições candidatando-me ao
Conselho da OAB para, de maneira organizada, trabalhar na questão das crenças e da manipulação coletiva.
 
Sei que não és advogado, contudo, podes ajudar porque conheces diversos e você,  como todos os demais que estudam o processo de pensamento,  melhor do que ninguém conseguem entender a importância de libertar-se da manipulação do pensamento e resgatar um mínimo de livre arbítrio na direção da própria vida.
Além disto, conhecendo muitos advogados, podem ajudar nesse área.
 
A OAB é uma das entidades melhor organizadas, e a que mais participa - em todos setores da sociedade civil.
Direta, e indiretamente: Da banca de concurso para juiz, até a formação de tribunais éticos ou de disciplina, a OAB indica advogados para participar. Isso confere um dos instrumentos, o fato de permear todas áreas importantes da sociedade.  
O que permite conscientizar a respeito da manipulação do desenfreado poder econômico.
 
O outro dos instrumentos para defender da manipulação é a maneira como o direito funciona:
 
Nossa sociedade é muito baseada na inveja e cobiça.
Freud elaborou a moderna teoria do processo de pensamento em torno, entre outros fatores, da cobiça do filho pelo amor total da mãe, e da inveja do pai. Mais tarde, à teoria da inveja do pênis contrapuseram-se, entre outros, a inveja masculina ao útero e à capacidade de gerar novas vidas.
 
Mas o que é o progresso senão a concretização daquele desejo que nasceu da inveja e cobiça?
 
Não fossem tais desejos, estaríamos vivendo como vivemos hoje?
 
Os gorilas e outros primatas superiores, e os golfinhos, não desenvolveram tecnologias porque não sentem inveja e cobiça da forma como nós, humanos?
 
O desenvolvimento da tecnologia está ligado a desejo, e impulsiona o progresso DESDE QUE controlado.
Inveja e cobiça desenfreados geram instabilidade social e causam retrocesso:
 
O papel do DIREITO é justamente de organizar a inveja e cobiça para que se mantenham dentro dos limites de uma relativa paz social.
A advocacia livre é essencial ao direito, porque constroi os padrões do que é a Justiça a ser aplicada naquele contexto social, e acompanha a evolução da sociedade.
 
Isto está em perigo devido às crescentes dificuldades ao exercício da advocacia.
 
Em nossa visão,  elas são consequência das crenças implantadas no meio do Judiciário pelas grandes corporações,  para reduzir as condenações dos abusos que cometem.
 
Na nossa proposta, a OAB assume a tarefa de mudar isso.
 
Sabias que uma das primeiras atitudes de Napoleão como ditador foi fechar a OAB?
 
Porque são os advogados, fracos sozinhos, contudo,
 fortes quando organizados,
através deles e da OAB que os fortalece
há o exercício da argumentação e do questionamento
e a busca da justiça
os quais
ajudam a defender a sociedade contra a tirania demagógica e manipuladora que invariavelmente apresenta visões parcializadas e que atendem intere$$e$ inconfe$$ávei$.
 
Por que sou candidato?
 
Desejo colaborar ainda mais para 1 MMM
->  Um Mundo Muito Melhor !
Cansei de observar habilidosos aproveitadores usando as pessoas bem intencionadas.
 
Essas reportagens
 
Mostram COMO a realidade pode ser distorcida conforme os intere$$e$:
 
Todos se impressionam ao perceber como
facilmente
aliciam crenças falsas:
 
 
 
A OAB é uma entidade que pode defender o cidadão.
Especialmente contra poderes desenfreados.
 
 
 
Vamos conquistar uma vida melhor?

Abraços
 

Luiz Padilla
 
Candidato ao Conselho da OAB-RS pela
 chapa de oposição
"Nova Atitude"
liderada por Mathias.
 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, October 27, 2009 12:16 PM
Subject: <voadores> Kant e o discernimento espiritualista

 
.

Todo ser pensante passa, como Kant, por 3 fases:

1. A dogmática, baseada em crenças, idéias "a priori", elaboração e detalhamento de valores dos outros.

2. A cética, uma antítese do dogma, onde percebemos os limites das nossas crenças,
despertamos de nosso sono dogmático, não temos novas respostas mas já percebemos a fragilidade de nossos julgamentos e pseudo-alicerces. Resignados ou contrariados, suspendemos o juízo, ou apoiamo-nos em experiências, ou desconstruimos sem construir, ou tornamo-nos por demais descrentes, pragmáticos, utilitaristas, hedonistas - e, quase inevitavelmente, sem um sentido.

3. A fase crítica, onde além do mero dogma ou ceticismo, passamos a não aceitarmos NENHUMA verdade sem antes examinarmos seus fundamentos pela via da razão. O que inclui necessariamente criticar a própria crítica, colocar a nossa própria "filosofia" ou "fé" como objeto de nossa crítica, para não haver um retorno dogmático prematuro.

Esta postura crítica nos leva a um conhecimento "transcendental" - ou seja, o dogmatismo irrefletido da fase 1 pode até não ser materialista, mas não é por isso que se torna transcendente. Numa apropriaçào contemporânea, pós Nietzsche (Jung e Lacan citam Kant para se fundamentarem), podemos usar os conceitos de imanente e transcendente em Kant para distinguir espiritualidade crítica de espiritismo ou espiritualismo (dogmático), ou religiosidade (3) de religião (1) ou ceticismo vazio (2).

--/

"DOGMATISMO é o procedimento dogmático da razão sem a crítica precedente de seu próprio poder" (Kant)

--/

"Chamo de TRANSCENDENTE a todo conhecimento que se ocupa menos dos objetos que do nosso modo de conhecer."

--/

"Lembra-te de esquecer" (Kant)

--/

A função da Razão não é "conhecer", mas vigiar a atividade intelectual.

Mesmo o Espaço e o Tempo são formas a priori do conhecimento sensível. Só podemos conhecer a partir do Espaço-Tempo. A mente humana organiza o material sensível (percepções sensoriais, Matrix) num mundo espacial-temporal.
(Ha aberturas aqui para interpretações mais idealistas, análogas às da Maya hindu).

--/

Enfim, uma crença que não exerça o discernimento crítico - inclusive sobre si própria - tende a incorrer no dogmatismo, e ajuda a manter os homens na MENORIDADE, que é o contrário do ESCLARECIMENTO; ou seja, mesmo que se diga "espiritualista", é, na pratica, anti-evolutiva, e contrária à liberdade que caracteriza a natureza humana.

OU SEJA: Com base no pensamento de Kant, um espiritualismo / espiritualista só pode se dizer transcendente, evolutivo e porta-voz do discernimento SE for capaz de pensar / questionar suas próprias estruturas e conclusões - não de modo cético, que o descaracterizaria; mas de modo CRÍTICO.

Um espiritualismo que exige que tudo seja discernivel e examinado pela razão MENOS seus próprios conceitos, valores e "verdades inquestionáveis" proclamadas por suas figuras de autoridade (geralmente sob ameaça de evitar o assédio ou obsessão do pensador; ou garantir a "utilidade" da crença do ignorante para que ele "viva melhor" ou "faça o que é certo" ou "melhor para ele") infelizmente optou pela
via do dogmatismo, da imposição paternalista da menoridade dos demais (que só podem pensar em concordância). Nesse caso, deixou de ser uma via evolutiva e de discernimento para o futuro; optando "por preguiça e covardia" (sic) em ser (mais) uma religião estática - ainda que baseada naquilo que o discernimento ANTERIOR já produziu.

Láz, via iPhone
(a partir de notas de aula de metafísica do "herético" Prof Dr. Pe. Roque Frangiotti)


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