Contato e links

celular incomunicável Mel puro Teatro japones Oab+sistema desportivo maturidade gaúcha dogma e crenças encontro consigo mesmo

Prezados:
Penalizamo-nos pela ausência à importante reunião da COMGRADI. Não bastasse o trabalho normal, e de questões relacionadas com a realização dos Jogos Olímpicos de Artes Marciais no próximo ano - sabiam? - e das eleições da OAB, em que decidimos participar, quem ainda não sabe, os fundamentos estão abaixo no item:

"3.    Porque sou candidato ao Conselho da OAB, e qual o papel nisto?" 

Para piorar:    Estamos sem telefone há mais de 24 horas; Do nada. Eu e a Janine não conseguimos ligar, nem enviar torpedo. Nem recebo, quem me liga, diz estar fora de área... Sequer consegui avisar vocês de que não poderia chegar no horário da reunião, ontem. De um outro telefone, conseguimos contato com a operadora de telefonia Claro e penduraram-nos - mais de uma hora, e nos pedindo para fazer testes e mais testes, tira bateria, chip, repóe, reconfigura, tira, poe, tira, como se nada tivessemos para fazer além de resolver o problema, tecnológico, que surgiu do nada em nossos aparelho (ambos nokia n95). E nada de resolverem o problema. Disseram que estão "reinicializando" o sistema e que, após as 16 horas, é para desligar, tirar bateria e chip, esperar 20 segundos, e tentarmos de novo, e, se não der, entrar novamente em contato com o call center. É a via crucis.

Este é um dos resultados do que comentamos abaixo, sobre os abusos do poder econômico e a inexistência de sua penalização. Freud revolucionou o pensamento ao demonstrar que a vida ocidental é baseada na inveja e cobiça. O direito é o regulador dos excessos. Quando o direito não pune os gananciosos começa o abuso do poder econômico e os ricos ficam cada vez mais ricos, violando a dignidade humana...

 

Precisando falar conosco, tentem os fones fixos, em casa ou escritório.

 
Ah... A Janine recebe, a família dela produz, um tonelzinho de mel puro, de São Lourenço, e o excedente está vendendo a R$ 8,00 o Kg.
Abs/Bjs
Pád
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, October 27, 2009 11:46 PM
Subject: Teatro japones, Oab e o sistema desportivo, Sensei Arthur e a maturidade karate gaúcho, dogma e crenças, Gasshuku Dojinmon

 
 

Neste News de outubro de 2009:

1.    6º dan do Sensei Arthur assinala maturidade do karate gaúcho;

2.    Dogma e crenças, as perspectivas oriental x ocidental da inveja; Responsabilidade dos praticantes de artes marciais no resgate da liberdade de pensamento

3.    Porque sou candidato ao Conselho da OAB, e qual o papel das artes marciais nisto?

4.    Teatro Japonês em Porto Alegre dia 4 na Amrigs

5.    Gashuku ENCONTRO CONSIGO MESMO

 

 

1.  6º dan do Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho assinala maturidade do karate gaúcho:

Arthur Xavier de Oliveira Filho, há 33 anos ensina Karate na ACM de Porto Alegre. Formou centenas de faixas-pretas!  Durante a cerimônia de abertura da 5ª etapa (final) do ranking metropolitano dia 25 de outubro, no ginásio de atividades da FGK, o sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho, professor da ACM, Porto Alegre, recebeu das mãos do vice-presidente da CBK, Celso Piaseski e do presidente da FGK, Marcos Cruz dos Reis, o diploma de sexto grau, outorgado pela Confederação Brasileira de Karate, presidente Edgar Ferraz de Oliveira, saudado como referência da entidade, o mais graduado participante ativo, cumprindo obrigações estatutárias. O karate gaúcho, corrijam-me se equivoco, atinge a maioridade, com o 3º registro de rokudan. Pela posição geográfica extremada, historicamente  o RS padeceu graduações formais aquém da qualidade devido ás distâncias do centro do país. http://www.karatedobrasil.org.br/federacoes_faixas.asp Ausente à solenidade devido aos compromissos na UFRGS, onde leciono Direito Desportivo, premido pelo atraso imposto ao início do semestre letivo pela reitoria, preocupada com a gripe, sem espaço para adiar atividades, rogo vênia para aderir às manifestações de exultamento (registramos algumas abaixo).   Arthur é testemunha: Reiteradas vezes o pressionamos a aspirar à graduação. Desde junho de 1999 5º Dan, O Rokudan é merecido pelo trabalho e técnica, além de incontestável porque, há anos, três discípulos de Arthur, praticantes e participativos, são 5º Dan na CBK, todos na histórica foto de 1987 abaixo:
A genealogia, abaixo, escrita pelo Shiran Yutaka Ishikawa (8º Dan), em setembro de 1996, comprova que o Sensei Arthur integra a 3ª geração de discípulos de Myagi, o fundador da linhagem Gojuryu de Karate, em Okinawa. O Sensei Akira Taniguchi, falecido em 12/2/2009, e em cuja homenagem tramita Projeto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por ser um dos introdutores do Karate no Brasil nos anos cinquenta, e fomentador da cultura, chancelou a cronologia com seu selo (vermelho à direta).
 
 

2.    Dogma e crenças, as perspectivas oriental x ocidental da inveja:

Responsabilidade dos praticantes de artes marciais no resgate da liberdade de pensamento:

 

Alguns assistiram, contudo, vale a pena, agora, rever com os comentários aos vídeos.
Apontam como fazem a manipulação.
 
Isso tem prejudicado o desenvolvimento das Artes Marciais.
 
Praticar Artes Marciais consiste numa atividade física combinada ao estudo de si mesmo, que inclui o processo de pensamento, e de como o controlamos e, através dele, o corpo. 
 
O praticante melhor do que ninguém consegue entender a importância de libertar-se da manipulação do pensamento e resgatar o livre arbítrio na direção da própria vida. Só vencerá o outro se, antes, vencer a si mesmo, ao abstrair o ego, up time, tornando-se imune às manipulações. Invariavelmente, o ego é a porta de entrada dos manipuladores para ingressar e interferir no sistema de crenças...
 
Evoluir é o caminho de todo o praticante de arte marcial.
Treina o controle do processo de pensamento e aguça a percepção.
 
Por isto, há muito, os manipuladores de opinião perceberam o perigo PARA ELES da população saber dos benefícios da prática de artes marciais: Praticar artes marciais reduz drasticamente a chance da pessoa ser manipulada.
 
.:.
 
As reportagens mostram COMO a realidade pode ser distorcida conforme os intere$$e$:
 
Todos se impressionam, ao perceber como é fácil aliciar crenças falsas:
 
 
 
O que isto tem a ver com a OAB?
 
 
3.    Porque sou candidato ao Conselho da OAB e qual o meu papel nisto?
A OAB é uma das entidades melhor organizadas.
Participa em todos setores da sociedade civil.
 
Desde a banca de concursos para juiz, até a formação de tribunais éticos ou de disciplina desportiva, a OAB indica advogados para os compor.
Ao permear todas áreas importantes da sociedade, transforma-se num dos melhores canais idôneos para iniciar a libertação da sociedade da manipulação desenfreada do poder econômico.
 
O outro instrumento contra a manipulação está na maneira como o Direito funciona:
 
Freud elaborou a moderna teoria do processo de pensamento em torno, entre outros fatores, da cobiça do filho pelo amor total da mãe, e da inveja do pai. Mais tarde, à teoria da inveja do pênis contrapuseram-se, entre outros, a inveja masculina ao útero e à capacidade de gerar novas vidas.
 
Mas o que é o progresso ocidental - senão a concretização daquele desejo que nasceu da inveja e cobiça? A sociedade
 
Não fossem os desejos,  viveríamos diferente?
Por que primatas superiores e golfinhos não desenvolveram tecnologias como nós? Por não sentirem inveja e cobiça, da forma como nós, humanos?
 
O desenvolvimento da tecnologia está ligado ao desejo, e impulsiona o progresso DESDE que controlado.
Desenfreadas, inveja e cobiça causam instabilidade social e retrocesso:
 
O papel do DIREITO é justamente de organizar a inveja e cobiça para se manter nos limites da relativa paz social propiciando o progresso.
 
A advocacia livre é essencial ao direito, porque a busca de Justiça é um processo, como demonstramos ao tratar de Teoria Geral dos Processos - ganhe uma visão panorâmica em: www.padilla.adv.br/ufrgs/tgp
 
A advocacia acompanha a evolução da própria sociedade, e constrói os padrões da Justiça válidos.
 
Contudo, a advocacia está em perigo
com crescentes dificuldades
impostas ao seu exercício .
Consequência das crenças implantadas inclusive no meio judicial pelas grandes corporações,   para reduzir as condenações dos abusos que praticam!
 
Sabias que uma das primeiras atitudes de Napoleão como ditador foi fechar a OAB?
 
Porque os advogados, fracos sozinhos, contudo,
quando organizados na OAB ficam fortes
 
O exercício da argumentação
questionamento
e a busca da justiça
 
Defendem a sociedade contra a tirania manipuladora e parcial direcionada aos intere$$e$ inconfe$$ávei$.
 
Nós, praticantes de Artes Marciais
nossa vida é evoluir
construindo 1 MMM
->  Um Mundo Muito Melhor !
 
Seria dever
nosso
dos praticantes de artes marciais
preparar-nos para desmascarar os aproveitadores
que usam as pessoas bem intencionadas?
 
Afinal:
Nossa cultura marcial soma o ocidente (inveja e cobiça)
com o oriente (transcendência)
 
A OAB é uma entidade que pode defender o cidadão.
Especialmente contra poderes desenfreados.
 

Na nossa proposta, a OAB resgatará a liberdade de pensamento.

 
Vamos conquistar uma vida melhor?

Após ponderar muito, decidi participar das eleições ao Conselho da OAB para trabalhar em prol da liberdade de pensamento.
 
Luiz Padilla
 
Candidato ao Conselho da OAB-RS nas eleições de 16/11/2009 pela
chapa de oposição "Nova Atitude" liderada por Mathias:
 
----- Original Message -----
From:                            LÁZaro Freire, via iPhone
(a partir de notas de aula de metafísica do "herético"
Prof Dr. Pe. Roque Frangiotti)
Sent: Tuesday, October 27, 2009 12:16 PM
Subject: Kant e o discernimento espiritualista
.

        Todo ser pensante passa, como Kant, por 3 fases

        1ª.Fase: A dogmática, baseada em crenças, idéias "a priori", elaboração e detalhamento de valores dos outros.

        2ª.Fase: A cética, uma antítese do dogma, onde percebemos os limites das nossas crenças, despertamos de nosso sono dogmático, não temos novas respostas mas já percebemos a fragilidade de nossos julgamentos e pseudo-alicerces. Resignados ou contrariados, suspendemos o juízo, ou apoiamo-nos em experiências, ou desconstruimos sem construir, ou tornamo-nos por demais descrentes, pragmáticos, utilitaristas, hedonistas - e, quase inevitavelmente, sem um sentido.
        3ª.Fase: A fase crítica, onde além do mero dogma ou ceticismo, passamos a não aceitarmos NENHUMA verdade sem antes examinarmos seus fundamentos pela via da razão. O que inclui necessariamente criticar a própria crítica, colocar a nossa própria "filosofia" ou "fé" como objeto de nossa crítica, para não haver um retorno dogmático prematuro.
Esta postura crítica nos leva a um conhecimento "transcendental" - ou seja, o dogmatismo irrefletido da fase 1 pode até não ser materialista, mas não é por isso que se torna transcendente. Numa apropriaçào contemporânea, pós Nietzsche (Jung e Lacan citam Kant para se fundamentarem), podemos usar os conceitos de imanente e transcendente em Kant para distinguir espiritualidade crítica de espiritismo ou espiritualismo (dogmático), ou religiosidade (3) de religião (1) ou ceticismo vazio (2).--/

"DOGMATISMO é o procedimento dogmático da razão sem a crítica precedente de seu próprio poder" (Kant)--/

"Chamo de TRANSCENDENTE a todo conhecimento que se ocupa menos dos objetos que do nosso modo de conhecer." --/

"Lembra-te de esquecer" (Kant)--/
A função da Razão não é "conhecer", mas vigiar a atividade intelectual.

Mesmo o Espaço e o Tempo são formas a priori do conhecimento sensível. Só podemos conhecer a partir do Espaço-Tempo. A mente humana organiza o material sensível (percepções sensoriais, Matrix) num mundo espacial-temporal.
(Ha aberturas aqui para interpretações mais idealistas, análogas às da Maya hindu). --/

Enfim, uma crença que não exerça o discernimento crítico - inclusive sobre si própria - tende a incorrer no dogmatismo, e ajuda a manter os homens na MENORIDADE, que é o contrário do ESCLARECIMENTO; ou seja, mesmo que se diga "espiritualista", é, na pratica, anti-evolutiva, e contrária à liberdade que caracteriza a natureza humana.

OU SEJA:  Com base no pensamento de Kant,    um espiritualismo/espiritualista só pode se dizer transcendente, evolutivo e porta-voz do discernimento SE for capaz de pensar / questionar suas próprias estruturas e conclusões - não de modo cético, que o descaracterizaria; mas de modo CRÍTICO.

Um espiritualismo que exige que tudo seja discernivel e examinado pela razão MENOS seus próprios conceitos, valores e "verdades inquestionáveis" proclamadas por suas figuras de autoridade (geralmente sob ameaça de evitar o assédio ou obsessão do pensador; ou garantir a "utilidade" da crença do ignorante para que ele "viva melhor" ou "faça o que é certo" ou "melhor para ele") infelizmente optou pela via do dogmatismo, da imposição paternalista da menoridade dos demais (que só podem pensar em concordância). Nesse caso, deixou de ser uma via evolutiva e de discernimento para o futuro; optando "por preguiça e covardia" (sic) em ser (mais) uma religião estática - ainda que baseada naquilo que o discernimento ANTERIOR já produziu.

Portal Voadores: http://www.voadores.com.br
Lista e Msgs...: http://lista.voadores.com.br
No Twitter.....: http://twitter.com/Voadores
No Orkut.......: http://orkut.com/Community.aspx?cmm=73701
Colunistas.....: http://colunas.voadores.com.br
VOADORES: Projeção, Espiritualidade e Filosofia no Cotidiano: http://assinar.voadores.com.br
MALKHUT : Esoterismo, Simbologia, Ocultismo: malkhut-subscribe@yahoogroups.com
KESHARA: Off-topic, Opinião, Humor: keshara-subscribe@yahoogroups.com
List-Owner.:
http://www.voadores.com.br/lazaro
No Twitter.:
http://twitter.com/LazaroFreire Consultas..: http://migre.me/rbt
Sites co-irmãos: http://cronicasdofrank.blogspot.com - http://ippb.org.br
http://rcespiritismo.com.br - http://cefle.org.br
Encontre Voadores em SP Eventos públicos espaços co-irmãos:
IPPB..:
http://www.ippb.org.br   (Ipiranga, 6ª, 20hs)
Maniji:
http://www.maniji.com.br (Santo André, 2ª, 20hs)

"Há uma grande diferença entre CONHECER o caminho e PERCORRER o caminho"
  Morpheus para Neo, em Matrix
-----------------------------------------------------------
Voadores: Em 08/08, 8 Anos, 80000 mensagens. Somos Todos Um Só!
-----------------------------------------------------------
Yahoo! Grupos 
Parabéns ao Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho da ACM de Porto Alegre:    ----- Original Message -----
From: silvano naziazeno Sent: Tuesday, October 27, 2009 11:29 AM
 
Parabéns Professor Arthur Xavier de Oliveira pelo recebimento do sexto grau, que veio premiá-lo pela longa jornada do Samurai; congratulações pelos 33 anos de karate na ACM e por ter carregado a bandeira do Goju-Ryu com liderança e sabedoria, dirimindo conflitos e aglutinando os desiguais; é necessário muita sabedoria e articulação para se comportar dessa forma.
Quero exaltar a amizade e admiração pelo amigo e professor Arthur.
OSS!!! - Silvano Naziazeno 4º da Goju
Date: Mon, 26 Oct 2009 09:46:29 -0200: Parabéns ao Sensei Arthur!
Além de todo o seu gabarito, experiência e hierarquia, é uma pessoa de fino-trato, gentil e atenciosa!
É um exemplo vivo à ser seguido!
Saudações!
Oss!!!
Silvio Menezes.
3º Dan - Shotokan.
Rio Grande - RS.
53 9977 8272
OSS!!!

Na Comemoração do 33 anos de karate-do na ACM, Porto Alegre, alunos observam atentamente demonstrações de técnicas de quebramento pelos Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho e Paulo Oliveira, gaúcho, radicado fora do Estado, e que veio especialmente para a celebração.

 

 

 

 

 

 

 

4. Teatro Japonês dia 4/11/2009:

 Escritório Consular do Japão em Porto Alegre convida:

"Noh e Kyoguen – Teatro Tradicional do Japão"

  Direção: Paulo Gick

 

Dia: 04 de novembro de 2009 (4ª feira)- SESSÃO ÚNICA

Horário: 21 horas

Local: Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Censura Livre

 

Realização: Escritório Consular do Japão em Porto Alegre

e Companhia Palco Pra Toda Obra

 

Os Teatros Noh e Kyoguen são duas das mais antigas manifestações dramáticas do mundo ainda em atividade ininterrupta desde seu surgimento, no Japão, há mais de 650 anos.

Embora ambos tenham surgido a partir de uma única raiz, cada um deles seguiu um rumo diferente. Enquanto o Noh foi adotado pela aristocracia, o Kyoguen manteve-se mais próximo ao gosto popular, com personagens que são gente como a gente, com fraquezas, vícios e virtudes. Como conseqüência, o universo do Kyoguen é revestido de um ingênuo senso de humor.

O programa, com adaptação e tradução para o português, terá início com uma peça do repertório tradicional do Noh, seguido por três peças do estilo Kyoguen

 

Maiores informações: Fone 3334-1299

 

 

 

 

 

5. Gashuku ENCONTRO CONSIGO MESMO

Tradição no Estado e no País, o Gasshuku organizado pela linha/escola de Karate Dojinmon, liderada na América do Sul pelo Arquiteto, líder comunitário (presidiu e fundou federações esportivas, Rotary clube, entre outros) e mestre de Artes Marciais, Sensei Nelson Guimarães, realizado dentro das tradições da Cultura Japonesa, sob a orientação do Shiran (gran-mestre) Suzuki, 8º Dan, que mora no exterior, e sempre vem, uma vez por ano, no encontro. A prática é salutar e recomendada a todos. Qualquer pessoa pode participar, da sua própria forma, das atividades, e mesmo se não for um exímio praticante de artes marciais, poderá acompanhar o treinamento. Ilustra a tradição que este é a 38ª edição...

----- Original Message -----

Sent: Wednesday, October 21, 2009 11:44 AM
Subject: Fw: 38 Gasshuku Dojinmon

Prezados Professores, Alunos e Amigos das Artes Marciais:
 
Estamos divulgando o 38º Gasshuku Dojinmon, será realizado na cidade de Gramado, na Casa da JUventude nos dias 30/11 a 2/11. Proposta embasada na filosofia Zen,  a busca do encontro de sí mesmo,  e do crescimento pessoal
 
A Casa da Juventude foi palco da maioria das edições do Gasshuku Dojinmon.
A casa tem a atmosfera do Budo, os dirigentes da casa conhecem o espirito marcial e colaboram para sua efetivação no Gasshuku.
 
Todos que participam de um Gasshuku, jamais esquecem a experiência, única, apartada do nosso cotidiano atribulado. Apesar de uma atividade intensiva, há um momento para nos conhecermos melhor.
Contamos com sua presença, essa tradição se mantem para que todos possamos usufruir dela, ela não existiria sem cada um dos praticantes do Karate-Do Wado-Ryu da Escola Dojinmon.
 
Ligue já, garanta a sua vaga!
 
Sensei Nelson Guimarães
(51)3337.9936
(51)9806.6314

38º  "GASSHUKU " DOJINMON -  2009/3
35 anos de prática do Karate-Do Wado-Ryu do Prof. Nelson Guimarães

 

ENCONTRO CONSIGO MESMO - A BUSCA DA VERDADEIRA "PAZ" INTERIOR

 

ENCONTRO CONSIGO MESMO:

·       O objetivo principal do "GASSHUKU"  é um momento de tranqüilidade e concentração mental, no silêncio e na ocupação do tempo com atividades que propiciam a reordenação interior e o encontro com nosso eu verdadeiro.

·        Etimologicamente, em japonês, "GASSHUKU" significa unir a hospedagem de cada praticante a fim de aperfeiçoar-se técnica e mentalmente, isolando-se do seu meio de vida cotidiano, para facilitar a concentração mental.

CONTEÚDO GERAL:

·       Meditação Zazen: prática de meditação Zazen, técnicas de concentração e relaxamento.

·       Do-In Automassagem: Técnica profilática com seqüência de pontos para prática diária.

·       Palestras: Temas importantes para a formação pessoal dos praticantes.

·       Vídeos: Grandes Mestres. Filmes com conteúdo relacionado a prática marcial e ao crescimento pessoal, nesta edição teremos vídeos focalizando 35 anos de prática de Karate do Professor Nelson Guimarães.

·       Praticas específicas da modalidades Karate

 A condução será no sistema de carona entre os participantes.  No caso de desejar levar acompanhantes, entrar em contato para estudarmos o valor adequado.

PROGRAMAÇÃO E CUSTOS:

·        SAÍDA: RUA Portugal 733 – as 19:30 h.

·        INÍCIO: Dia 30/10/2009 às 22:00 h.

·        TÉRMINO: Dia  1/11/2009 às 21h. /  podendo ficar na Casa até o dia 2/11(feriado)

·        LOCAL: Casa da Juventude - Gramado - RS - fone (54) 3286-1811

·        ORIENTAÇÃO: Prof. Nelson d'Avila Guimarães -6º DAN

  

 TAXA DE INSCRIÇÃO até o dia 27/10

1)      R$ 235,00,00 Estadia até o dia 1/11 a noite (todas as refeições incluídas).

2)      R$ 270,00 Estadia até o dia 2/11 as 12h. (Não haverá almoço na Casa da Juventude dia 2/11)

                

                 TAXA DE INSCRIÇÃO após o dia 27/10

3)      R$ 245,00,00 Estadia até o dia 1/11 a noite.

4)      R$ 280,00 Estadia até o dia 2/11 as 12h. (Não haverá almoço na Casa da Juventude dia 2/11)

    OBSERVAÇÕES:

·        Cada um deverá trazer o seu Kimono, objetos de uso pessoal  e asseio. Roupa de cama, toalha, abrigo, tênis, chinelo, casaco grosso, caderno, caneta, e uma almofada com diâmetro 40 cm pôr 20 cm de espessura.

·       Vagas limitadas – Garanta já a sua inscrição –Fone: 3337.9936 / 9806.6314

 

HORÁRIOS:

 

30/10 – SEXTA-FEIRA

19:30 h – Saída /  Porto Alegre

22:00 h – Abertura Oficial

22:15 h - Exercício de ZAZEN

22:30 h. -  Deitar-se

 

31/10 –SÁBADO

05:30 h - Levantar-se

05:45 h - Caminhada

06:15 h – DO-IN

07:00 h – ZAZEN)

07:30 h - Café da manhã

08:00 h - Horário livre

09:00 h – ZAZEN/Palestra

09:45 h – Pratica Karate

11:45 h – Higiene pessoal

12:15 h - Almoço

13:00 h - Descanso

14:00 h - Exercício de ZAZEN

14:30 h – Ida p/  Academia

18:00 h - Asseio pessoal

19:00 h – Jantar

20:00 h – Filmes/Palestra

22:00 h -  Exercíco de ZAZEN

22:30 h – Dormir

 

1/11      - DOMINGO

05:30 h - Levantar-se

05:45 h - Caminhada

06:15 h – DO-IN

07:00 h – ZAZEN)

07:30 h - Café da manhã

08:00 h - Horário livre

09:00 h – ZAZEN/Palestra

09:45 h – Pratica Karate

11:45 h – Higiene pessoal

12:15 h - Almoço

13:00 h - Descanso

14:00 h – Ida para a Academia

14:30 h – Exame de Kyu

15:30 h – Campeonato Interno

18:00h. – Retorno Alojamento

19:30h. Jantar de

Confraternização/encerramento

Entrega de premiação e Resultado de exames

 

2/11      - SEGUNDA/FERIADO

DIA LIVRE PARA PASSEIO


REGULAMENTO DO "GASSHUKU"

1.   Respeitar os professores e demais participantes.

2.   Respeitar os dirigentes e funcionários da Casa da Juventude.

3.   Respeitar os horários das refeições, esperar que todos sejam servidos e retirem-se do local ao mesmo tempo.

4.   Guardar silêncio durante todos os exercícios, durante as refeições, no interior dos banheiros e nos dormitórios.

5.   Falar somente o indispensável, em voz baixa, principalmente durante as  refeições.

6.   Antecipar-se em cinco (5) minutos a todos os horários da programação.

7.   Usar luz e água sem desperdício.

8.   Comunicar aos organizadores sobre qualquer problema de saúde.

9.   Participar do grupo, não se afastando do mesmo sobre hipótese alguma.

REGULAMENTO DO "TORNEIO"

1.   Serão dividas categorias conforme as características dos participantes.

2.   Categorias Adulto masculino, Adulto Feminino, Infanto-Juvenil Masculino e Infanto-Juvnil Feminino.

3.   Se houver necessidade serão retiradas ou colocadas novas categorias.

4.   A competição será individual não competindo um atleta diretamente com o outro, a classificação será data por rendimento em Kata e Kumite, por notas atribuídas pelos árbitros, devendo todos participarem das duas categorias.

5.   No Kata será analisada a forma, entendimento da técnica, postura, zanchim, ritmo.

6.   No Kumite, diversidade de técnicas, firmeza, controle das técnicas, respeito ao adversário, postura e forma.

7.   Aquele que obtiver a maior pontuação nas duas apresentações será declarado vencedor, em caso de empate os árbitros votarão pelo desempate.

8.   Qualquer atitude de rebeldia, desrespeito aos árbitros ou a outros atletas levarão a desclassificação do atleta.

Teatro japones, Oab e o sistema desportivo, Sensei Arthur e a maturidade karate gaúcho, dogma e crenças, Gasshuku Dojinmon

 
 

Neste News de outubro de 2009:

1.    6º dan do Sensei Arthur assinala maturidade do karate gaúcho;

2.    Dogma e crenças, as perspectivas oriental x ocidental da inveja; Responsabilidade dos praticantes de artes marciais no resgate da liberdade de pensamento

3.    Porque sou candidato ao Conselho da OAB, e qual o papel das artes marciais nisto?

4.    Teatro Japonês em Porto Alegre dia 4 na Amrigs

5.    Gashuku ENCONTRO CONSIGO MESMO

 

 

1.  6º dan do Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho assinala maturidade do karate gaúcho:

Arthur Xavier de Oliveira Filho, há 33 anos ensina Karate na ACM de Porto Alegre. Formou centenas de faixas-pretas!  Durante a cerimônia de abertura da 5ª etapa (final) do ranking metropolitano dia 25 de outubro, no ginásio de atividades da FGK, o sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho, professor da ACM, Porto Alegre, recebeu das mãos do vice-presidente da CBK, Celso Piaseski e do presidente da FGK, Marcos Cruz dos Reis, o diploma de sexto grau, outorgado pela Confederação Brasileira de Karate, presidente Edgar Ferraz de Oliveira, saudado como referência da entidade, o mais graduado participante ativo, cumprindo obrigações estatutárias. O karate gaúcho, corrijam-me se equivoco, atinge a maioridade, com o 3º registro de rokudan. Pela posição geográfica extremada, historicamente  o RS padeceu graduações formais aquém da qualidade devido ás distâncias do centro do país. http://www.karatedobrasil.org.br/federacoes_faixas.asp Ausente à solenidade devido aos compromissos na UFRGS, onde leciono Direito Desportivo, premido pelo atraso imposto ao início do semestre letivo pela reitoria, preocupada com a gripe, sem espaço para adiar atividades, rogo vênia para aderir às manifestações de exultamento (registramos algumas abaixo).   Arthur é testemunha: Reiteradas vezes o pressionamos a aspirar à graduação. Desde junho de 1999 5º Dan, O Rokudan é merecido pelo trabalho e técnica, além de incontestável porque, há anos, três discípulos de Arthur, praticantes e participativos, são 5º Dan na CBK, todos na histórica foto de 1987 abaixo:
A genealogia, abaixo, escrita pelo Shiran Yutaka Ishikawa (8º Dan), em setembro de 1996, comprova que o Sensei Arthur integra a 3ª geração de discípulos de Myagi, o fundador da linhagem Gojuryu de Karate, em Okinawa. O Sensei Akira Taniguchi, falecido em 12/2/2009, e em cuja homenagem tramita Projeto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por ser um dos introdutores do Karate no Brasil nos anos cinquenta, e fomentador da cultura, chancelou a cronologia com seu selo (vermelho à direta).
 
 

2.    Dogma e crenças, as perspectivas oriental x ocidental da inveja:

Responsabilidade dos praticantes de artes marciais no resgate da liberdade de pensamento:

 

Alguns assistiram, contudo, vale a pena, agora, rever com os comentários aos vídeos.
Apontam como fazem a manipulação.
 
Isso tem prejudicado o desenvolvimento das Artes Marciais.
 
Praticar Artes Marciais consiste numa atividade física combinada ao estudo de si mesmo, que inclui o processo de pensamento, e de como o controlamos e, através dele, o corpo. 
 
O praticante melhor do que ninguém consegue entender a importância de libertar-se da manipulação do pensamento e resgatar o livre arbítrio na direção da própria vida. Só vencerá o outro se, antes, vencer a si mesmo, ao abstrair o ego, up time, tornando-se imune às manipulações. Invariavelmente, o ego é a porta de entrada dos manipuladores para ingressar e interferir no sistema de crenças...
 
Evoluir é o caminho de todo o praticante de arte marcial.
Treina o controle do processo de pensamento e aguça a percepção.
 
Por isto, há muito, os manipuladores de opinião perceberam o perigo PARA ELES da população saber dos benefícios da prática de artes marciais: Praticar artes marciais reduz drasticamente a chance da pessoa ser manipulada.
 
.:.
 
As reportagens mostram COMO a realidade pode ser distorcida conforme os intere$$e$:
 
Todos se impressionam, ao perceber como é fácil aliciar crenças falsas:
 
 
 
O que isto tem a ver com a OAB?
 
 
3.    Porque sou candidato ao Conselho da OAB e qual o papel das artes marciais nisto?
A OAB é uma das entidades melhor organizadas.
Participa em todos setores da sociedade civil.
 
Desde a banca de concursos para juiz, até a formação de tribunais éticos ou de disciplina desportiva, a OAB indica advogados para os compor.
Ao permear todas áreas importantes da sociedade, transforma-se num dos melhores canais idôneos para iniciar a libertação da sociedade da manipulação desenfreada do poder econômico.
 
O outro instrumento contra a manipulação está na maneira como o Direito funciona:
 
A sociedade ocidental é baseada na inveja e cobiça.
Freud elaborou a moderna teoria do processo de pensamento em torno, entre outros fatores, da cobiça do filho pelo amor total da mãe, e da inveja do pai. Mais tarde, à teoria da inveja do pênis contrapuseram-se, entre outros, a inveja masculina ao útero e à capacidade de gerar novas vidas.
 
Mas o que é o progresso ocidental - senão a concretização daquele desejo que nasceu da inveja e cobiça?
 
Não fossem os desejos,  viveríamos diferente?
Por que primatas superiores e golfinhos não desenvolveram tecnologias como nós? Por não sentirem inveja e cobiça, da forma como nós, humanos?
 
O desenvolvimento da tecnologia está ligado ao desejo, e impulsiona o progresso DESDE que controlado.
Desenfreadas, inveja e cobiça causam instabilidade social e retrocesso:
 
O papel do DIREITO é justamente de organizar a inveja e cobiça para se manter nos limites da relativa paz social propiciando o progresso.
 
A advocacia livre é essencial ao direito, porque a busca de Justiça é um processo, como demonstramos ao tratar de Teoria Geral dos Processos - ganhe uma visão panorâmica em: www.padilla.adv.br/ufrgs/tgp
 
A advocacia acompanha a evolução da própria sociedade, e constrói os padrões da Justiça válidos.
 
Contudo, a advocacia está em perigo
com crescentes dificuldades
impostas ao seu exercício .
Consequência das crenças implantadas inclusive no meio judicial pelas grandes corporações,   para reduzir as condenações dos abusos que praticam!
 
Sabias que uma das primeiras atitudes de Napoleão como ditador foi fechar a OAB?
 
Porque os advogados, fracos sozinhos, contudo,
quando organizados na OAB ficam fortes
 
O exercício da argumentação
questionamento
e a busca da justiça
 
Defendem a sociedade contra a tirania manipuladora e parcial direcionada aos intere$$e$ inconfe$$ávei$.
 
Nós, praticantes de Artes Marciais
nossa vida é evoluir
construindo 1 MMM
->  Um Mundo Muito Melhor !
 
Seria dever
nosso
dos praticantes de artes marciais
preparar-nos para desmascarar os aproveitadores
que usam as pessoas bem intencionadas?
 
Afinal:
Nossa cultura marcial soma o ocidente (inveja e cobiça)
com o oriente (transcendência)
 
A OAB é uma entidade que pode defender o cidadão.
Especialmente contra poderes desenfreados.
 

Na nossa proposta, a OAB resgatará a liberdade de pensamento.

 
Vamos conquistar uma vida melhor?

Após ponderar muito, decidi participar das eleições ao Conselho da OAB para trabalhar em prol da liberdade de pensamento.
 
Luiz Padilla
 
Candidato ao Conselho da OAB-RS nas eleições de 16/11/2009 pela
chapa de oposição "Nova Atitude" liderada por Mathias:
 
----- Original Message -----
From:                            LÁZaro Freire, via iPhone
(a partir de notas de aula de metafísica do "herético"
Prof Dr. Pe. Roque Frangiotti)
Sent: Tuesday, October 27, 2009 12:16 PM
Subject: Kant e o discernimento espiritualista
.

        Todo ser pensante passa, como Kant, por 3 fases

        1ª.Fase: A dogmática, baseada em crenças, idéias "a priori", elaboração e detalhamento de valores dos outros.

        2ª.Fase: A cética, uma antítese do dogma, onde percebemos os limites das nossas crenças, despertamos de nosso sono dogmático, não temos novas respostas mas já percebemos a fragilidade de nossos julgamentos e pseudo-alicerces. Resignados ou contrariados, suspendemos o juízo, ou apoiamo-nos em experiências, ou desconstruimos sem construir, ou tornamo-nos por demais descrentes, pragmáticos, utilitaristas, hedonistas - e, quase inevitavelmente, sem um sentido.
        3ª.Fase: A fase crítica, onde além do mero dogma ou ceticismo, passamos a não aceitarmos NENHUMA verdade sem antes examinarmos seus fundamentos pela via da razão. O que inclui necessariamente criticar a própria crítica, colocar a nossa própria "filosofia" ou "fé" como objeto de nossa crítica, para não haver um retorno dogmático prematuro.
Esta postura crítica nos leva a um conhecimento "transcendental" - ou seja, o dogmatismo irrefletido da fase 1 pode até não ser materialista, mas não é por isso que se torna transcendente. Numa apropriaçào contemporânea, pós Nietzsche (Jung e Lacan citam Kant para se fundamentarem), podemos usar os conceitos de imanente e transcendente em Kant para distinguir espiritualidade crítica de espiritismo ou espiritualismo (dogmático), ou religiosidade (3) de religião (1) ou ceticismo vazio (2).--/

"DOGMATISMO é o procedimento dogmático da razão sem a crítica precedente de seu próprio poder" (Kant)--/

"Chamo de TRANSCENDENTE a todo conhecimento que se ocupa menos dos objetos que do nosso modo de conhecer." --/

"Lembra-te de esquecer" (Kant)--/
A função da Razão não é "conhecer", mas vigiar a atividade intelectual.

Mesmo o Espaço e o Tempo são formas a priori do conhecimento sensível. Só podemos conhecer a partir do Espaço-Tempo. A mente humana organiza o material sensível (percepções sensoriais, Matrix) num mundo espacial-temporal.
(Ha aberturas aqui para interpretações mais idealistas, análogas às da Maya hindu). --/

Enfim, uma crença que não exerça o discernimento crítico - inclusive sobre si própria - tende a incorrer no dogmatismo, e ajuda a manter os homens na MENORIDADE, que é o contrário do ESCLARECIMENTO; ou seja, mesmo que se diga "espiritualista", é, na pratica, anti-evolutiva, e contrária à liberdade que caracteriza a natureza humana.

OU SEJA:  Com base no pensamento de Kant,    um espiritualismo/espiritualista só pode se dizer transcendente, evolutivo e porta-voz do discernimento SE for capaz de pensar / questionar suas próprias estruturas e conclusões - não de modo cético, que o descaracterizaria; mas de modo CRÍTICO.

Um espiritualismo que exige que tudo seja discernivel e examinado pela razão MENOS seus próprios conceitos, valores e "verdades inquestionáveis" proclamadas por suas figuras de autoridade (geralmente sob ameaça de evitar o assédio ou obsessão do pensador; ou garantir a "utilidade" da crença do ignorante para que ele "viva melhor" ou "faça o que é certo" ou "melhor para ele") infelizmente optou pela via do dogmatismo, da imposição paternalista da menoridade dos demais (que só podem pensar em concordância). Nesse caso, deixou de ser uma via evolutiva e de discernimento para o futuro; optando "por preguiça e covardia" (sic) em ser (mais) uma religião estática - ainda que baseada naquilo que o discernimento ANTERIOR já produziu.

Portal Voadores: http://www.voadores.com.br
Lista e Msgs...: http://lista.voadores.com.br
No Twitter.....: http://twitter.com/Voadores
No Orkut.......: http://orkut.com/Community.aspx?cmm=73701
Colunistas.....: http://colunas.voadores.com.br
VOADORES: Projeção, Espiritualidade e Filosofia no Cotidiano: http://assinar.voadores.com.br
MALKHUT : Esoterismo, Simbologia, Ocultismo: malkhut-subscribe@yahoogroups.com
KESHARA: Off-topic, Opinião, Humor: keshara-subscribe@yahoogroups.com
List-Owner.:
http://www.voadores.com.br/lazaro
No Twitter.:
http://twitter.com/LazaroFreire Consultas..: http://migre.me/rbt
Sites co-irmãos: http://cronicasdofrank.blogspot.com - http://ippb.org.br
http://rcespiritismo.com.br - http://cefle.org.br
Encontre Voadores em SP Eventos públicos espaços co-irmãos:
IPPB..:
http://www.ippb.org.br   (Ipiranga, 6ª, 20hs)
Maniji:
http://www.maniji.com.br (Santo André, 2ª, 20hs)

"Há uma grande diferença entre CONHECER o caminho e PERCORRER o caminho"
  Morpheus para Neo, em Matrix
-----------------------------------------------------------
Voadores: Em 08/08, 8 Anos, 80000 mensagens. Somos Todos Um Só!
-----------------------------------------------------------
Yahoo! Grupos 
Parabéns ao Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho da ACM de Porto Alegre:    ----- Original Message -----
From: silvano naziazeno Sent: Tuesday, October 27, 2009 11:29 AM
 
Parabéns Professor Arthur Xavier de Oliveira pelo recebimento do sexto grau, que veio premiá-lo pela longa jornada do Samurai; congratulações pelos 33 anos de karate na ACM e por ter carregado a bandeira do Goju-Ryu com liderança e sabedoria, dirimindo conflitos e aglutinando os desiguais; é necessário muita sabedoria e articulação para se comportar dessa forma.
Quero exaltar a amizade e admiração pelo amigo e professor Arthur.
OSS!!! - Silvano Naziazeno 4º da Goju
Date: Mon, 26 Oct 2009 09:46:29 -0200: Parabéns ao Sensei Arthur!
Além de todo o seu gabarito, experiência e hierarquia, é uma pessoa de fino-trato, gentil e atenciosa!
É um exemplo vivo à ser seguido!
Saudações!
Oss!!!
Silvio Menezes.
3º Dan - Shotokan.
Rio Grande - RS.
53 9977 8272
OSS!!!

Na Comemoração do 33 anos de karate-do na ACM, alunos observam atentamente demonstrações de técnicas de quebramento pelos Sensei Arthur Xavier de Oliveira Filho e Paulo Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

4. Teatro Japonês dia 4/11/2009:

 Escritório Consular do Japão em Porto Alegre convida:

"Noh e Kyoguen – Teatro Tradicional do Japão"

  Direção: Paulo Gick

 

Dia: 04 de novembro de 2009 (4ª feira)- SESSÃO ÚNICA

Horário: 21 horas

Local: Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Censura Livre

 

Realização: Escritório Consular do Japão em Porto Alegre

e Companhia Palco Pra Toda Obra

 

Os Teatros Noh e Kyoguen são duas das mais antigas manifestações dramáticas do mundo ainda em atividade ininterrupta desde seu surgimento, no Japão, há mais de 650 anos.

Embora ambos tenham surgido a partir de uma única raiz, cada um deles seguiu um rumo diferente. Enquanto o Noh foi adotado pela aristocracia, o Kyoguen manteve-se mais próximo ao gosto popular, com personagens que são gente como a gente, com fraquezas, vícios e virtudes. Como conseqüência, o universo do Kyoguen é revestido de um ingênuo senso de humor.

O programa, com adaptação e tradução para o português, terá início com uma peça do repertório tradicional do Noh, seguido por três peças do estilo Kyoguen

 

Maiores informações: Fone 3334-1299

 

 

 

 

 

5. Gashuku ENCONTRO CONSIGO MESMO

O Gasshuku Dojinmon é uma tradição no estado e no país, realizado dentro das tradições da Cultura Japonesa, sob a orientação do Shiran Suzuki, 8º Dan. A prática é salutar e recomendada a todos. Qualquer pessoa pode participar, da sua própria forma, das atividades, e mesmo se não for um exímio praticante de artes marciais, poderá acompanhar o treinamento

----- Original Message -----

Sent: Wednesday, October 21, 2009 11:44 AM
Subject: Fw: 38 Gasshuku Dojinmon

Prezados Professores, Alunos e Amigos das Artes Marciais:
 
Estamos divulgando o 38º Gasshuku Dojinmon, será realizado na cidade de Gramado, na Casa da JUventude nos dias 30/11 a 2/11. Proposta embasada na filosofia Zen,  a busca do encontro de sí mesmo,  e do crescimento pessoal
 
A Casa da Juventude foi palco da maioria das edições do Gasshuku Dojinmon.
A casa tem a atmosfera do Budo, os dirigentes da casa conhecem o espirito marcial e colaboram para sua efetivação no Gasshuku.
 
Todos que participam de um Gasshuku, jamais esquecem a experiência, única, apartada do nosso cotidiano atribulado. Apesar de uma atividade intensiva, há um momento para nos conhecermos melhor.
Contamos com sua presença, essa tradição se mantem para que todos possamos usufruir dela, ela não existiria sem cada um dos praticantes do Karate-Do Wado-Ryu da Escola Dojinmon.
 
Ligue já, garanta a sua vaga!
 
Sensei Nelson Guimarães
(51)3337.9936
(51)9806.6314

38º  "GASSHUKU " DOJINMON -  2009/3
35 anos de prática do Karate-Do Wado-Ryu do Prof. Nelson Guimarães

 

ENCONTRO CONSIGO MESMO - A BUSCA DA VERDADEIRA "PAZ" INTERIOR

 

ENCONTRO CONSIGO MESMO:

·       O objetivo principal do "GASSHUKU"  é um momento de tranqüilidade e concentração mental, no silêncio e na ocupação do tempo com atividades que propiciam a reordenação interior e o encontro com nosso eu verdadeiro.

·        Etimologicamente, em japonês, "GASSHUKU" significa unir a hospedagem de cada praticante a fim de aperfeiçoar-se técnica e mentalmente, isolando-se do seu meio de vida cotidiano, para facilitar a concentração mental.

CONTEÚDO GERAL:

·       Meditação Zazen: prática de meditação Zazen, técnicas de concentração e relaxamento.

·       Do-In Automassagem: Técnica profilática com seqüência de pontos para prática diária.

·       Palestras: Temas importantes para a formação pessoal dos praticantes.

·       Vídeos: Grandes Mestres. Filmes com conteúdo relacionado a prática marcial e ao crescimento pessoal, nesta edição teremos vídeos focalizando 35 anos de prática de Karate do Professor Nelson Guimarães.

·       Praticas específicas da modalidades Karate

 A condução será no sistema de carona entre os participantes.  No caso de desejar levar acompanhantes, entrar em contato para estudarmos o valor adequado.

PROGRAMAÇÃO E CUSTOS:

·        SAÍDA: RUA Portugal 733 – as 19:30 h.

·        INÍCIO: Dia 30/10/2009 às 22:00 h.

·        TÉRMINO: Dia  1/11/2009 às 21h. /  podendo ficar na Casa até o dia 2/11(feriado)

·        LOCAL: Casa da Juventude - Gramado - RS - fone (54) 3286-1811

·        ORIENTAÇÃO: Prof. Nelson d'Avila Guimarães -6º DAN

  

 TAXA DE INSCRIÇÃO até o dia 27/10

1)      R$ 235,00,00 Estadia até o dia 1/11 a noite (todas as refeições incluídas).

2)      R$ 270,00 Estadia até o dia 2/11 as 12h. (Não haverá almoço na Casa da Juventude dia 2/11)

                

                 TAXA DE INSCRIÇÃO após o dia 27/10

3)      R$ 245,00,00 Estadia até o dia 1/11 a noite.

4)      R$ 280,00 Estadia até o dia 2/11 as 12h. (Não haverá almoço na Casa da Juventude dia 2/11)

    OBSERVAÇÕES:

·        Cada um deverá trazer o seu Kimono, objetos de uso pessoal  e asseio. Roupa de cama, toalha, abrigo, tênis, chinelo, casaco grosso, caderno, caneta, e uma almofada com diâmetro 40 cm pôr 20 cm de espessura.

·       Vagas limitadas – Garanta já a sua inscrição –Fone: 3337.9936 / 9806.6314

 

HORÁRIOS:

 

30/10 – SEXTA-FEIRA

19:30 h – Saída /  Porto Alegre

22:00 h – Abertura Oficial

22:15 h - Exercício de ZAZEN

22:30 h. -  Deitar-se

 

31/10 –SÁBADO

05:30 h - Levantar-se

05:45 h - Caminhada

06:15 h – DO-IN

07:00 h – ZAZEN)

07:30 h - Café da manhã

08:00 h - Horário livre

09:00 h – ZAZEN/Palestra

09:45 h – Pratica Karate

11:45 h – Higiene pessoal

12:15 h - Almoço

13:00 h - Descanso

14:00 h - Exercício de ZAZEN

14:30 h – Ida p/  Academia

18:00 h - Asseio pessoal

19:00 h – Jantar

20:00 h – Filmes/Palestra

22:00 h -  Exercíco de ZAZEN

22:30 h – Dormir

 

1/11      - DOMINGO

05:30 h - Levantar-se

05:45 h - Caminhada

06:15 h – DO-IN

07:00 h – ZAZEN)

07:30 h - Café da manhã

08:00 h - Horário livre

09:00 h – ZAZEN/Palestra

09:45 h – Pratica Karate

11:45 h – Higiene pessoal

12:15 h - Almoço

13:00 h - Descanso

14:00 h – Ida para a Academia

14:30 h – Exame de Kyu

15:30 h – Campeonato Interno

18:00h. – Retorno Alojamento

19:30h. Jantar de

Confraternização/encerramento

Entrega de premiação e Resultado de exames

 

2/11      - SEGUNDA/FERIADO

DIA LIVRE PARA PASSEIO


REGULAMENTO DO "GASSHUKU"

1.   Respeitar os professores e demais participantes.

2.   Respeitar os dirigentes e funcionários da Casa da Juventude.

3.   Respeitar os horários das refeições, esperar que todos sejam servidos e retirem-se do local ao mesmo tempo.

4.   Guardar silêncio durante todos os exercícios, durante as refeições, no interior dos banheiros e nos dormitórios.

5.   Falar somente o indispensável, em voz baixa, principalmente durante as  refeições.

6.   Antecipar-se em cinco (5) minutos a todos os horários da programação.

7.   Usar luz e água sem desperdício.

8.   Comunicar aos organizadores sobre qualquer problema de saúde.

9.   Participar do grupo, não se afastando do mesmo sobre hipótese alguma.

REGULAMENTO DO "TORNEIO"

1.   Serão dividas categorias conforme as características dos participantes.

2.   Categorias Adulto masculino, Adulto Feminino, Infanto-Juvenil Masculino e Infanto-Juvnil Feminino.

3.   Se houver necessidade serão retiradas ou colocadas novas categorias.

4.   A competição será individual não competindo um atleta diretamente com o outro, a classificação será data por rendimento em Kata e Kumite, por notas atribuídas pelos árbitros, devendo todos participarem das duas categorias.

5.   No Kata será analisada a forma, entendimento da técnica, postura, zanchim, ritmo.

6.   No Kumite, diversidade de técnicas, firmeza, controle das técnicas, respeito ao adversário, postura e forma.

7.   Aquele que obtiver a maior pontuação nas duas apresentações será declarado vencedor, em caso de empate os árbitros votarão pelo desempate.

8.   Qualquer atitude de rebeldia, desrespeito aos árbitros ou a outros atletas levarão a desclassificação do atleta.