Campeonato Karate 2023

Foto oficial da Abertura do Evento com a diretoria da CBK, o Presidente da Confederação Sul Americana de Karate e os representantes dos 19 estados presentes na disputa.



Highlanders para aguentar os 5 dias seguidos, em São Bernardo do Campo, arbitrando as disputas do Campeonato Brasileiro de Karate.
Jose Carlos de Oliveira, Zeca, presidente da Federação Paulista de Karate (FPK) anfitriã do evento,  grande campeão do absoluto nos🥇Jogos Pan e 🥈🌎 1995, falando na abertura.

 


Foram mais de 4,2 mil atletas nesta etapa final!

Desde o briefing, na terça-feira 13/11/23, véspera da abertura, de gravata. Live parcial do briefing com muitas informações de qualidade sobre arbitragem de competição de Karate:  https://www.instagram.com/reel/CzpHV5HOkV2

Eduardo Ferolfi Porchat, Referee A WKF, posicionado entre os dez mais no ranking mundial, enfatizando a importância de avaliar bem kata e como fazê-lo.

Pequeno trecho do treinamento para o cumprimento durante a abertura: https://www.instagram.com/reel/Czo9XjTOGIH


As fotos do Campeonato Brasileiro de Karatê 2023, assim como de outras competições, estão no site www.felipetamashiro.com 
@tamashirofelipe  @tamashirokaratebr

Gilson Everaldo Felipe (SP) e Gentil Gilvan (MG) radicado em Nova Iorque (EUA)
 

Katas mais executados nas disputas: embora a listagem tenha mais de cem nomes, cada um deles tendo variações de ryu ha,  uma dúzia são os preferidos e mais executados.

Momentos antes da abertura oficial: https://www.instagram.com/reel/CzqkVcHuRG-

Antonio Hercules Pessoa de Queiroz, Diretor de Arbitragem, abrindo o briefing.



De quarta-feira a domingo, 14 a 19 de novembeo de 2021, das 7:30 h até após 21 horas, nos dias mais quentes de toda a história de São Paulo:
Mídia registra terem sido os dias mais quentes de toda a história de São Paulo:

O calor foi agravado pelos panos pretos cercando o ginásio; ficam bonitos, contudo, restringem a circulação de ar. Além das mais de mil pessoas gerando calor, cada uma delas com um ou mais equipamentos eletrônicos que também esquentam, havia toalhas pretas nas mesas, em baixo das quais estavam as fontes dos notebook do programa dos paineis dos 8 kotos, além de outros equipamentos gerando calor, tornando o ar muito desagradável.
 🫥
 A Organização não tinha como prever que faria o calor infernal, com temperaturas acimas da do corpo humano...
 🥶
São Bernardo é a cidade mais fria da grande SP. 😰 Passamos frio, aqui, em abril/maio deste ano, durante a competição sul-americana. 


Foto por Felipe Tamashiro www.felipetamashiro.com

Atleta vibrando com ponto e yamê de Gilson Everaldo Felipe (SP) 

Visão dos 8 kotos (áreas de competição)

Plano de distribuição dos 8 kotos (áreas de competição)


👔
 Ser arbitro CBK é para Highlanders. 🥋 O atleta pode limitar a sua presença dentro do ginásio muito quente: há uma programação das centenas de categorias e o atleta pode sair do calor e retornar. Dependendo do tamanho da categoria, o campeão terá vencido uma meia duzia lutas, de alguns minutos cada. 🧭 Os árbitros passam o tempo todo dentro do ginásio chegando. mais de 12 horas de trabalho diário para o sucesso do evento e engrandecimento do Karate esporte.
 🏆
 No padrão WKF, quem não está na quadra arbitrando ou como Supervisor, está cuidando do placar, ou da súmula, ou das chaves, organizando os atletas...


 🔢 
Chegamos antes das 8 horas, quando iniciaram as disputas (salvo no dia da abertura oficial quando a cerimonia precedeu os embates) e saimos depois das 21 horas, mais de 12 horas de atividade, com pausa de uns vinte minutos para um breve almoço ou janta no proprio ginásio. 
🆙
 No domingo, completamos seis dias de atividade, mais de 60 horas de trabalho.
Montagem produzida por Maicon Nonoyama (DF).


 O calor excessivo dificulta tudo, causou panes nos computadores (gerando atrasos e estresse) e o calor prejudica até a audição dos comandos, exigindo muito dos arbitros. Os atletas tendem a ficarem mais facilmente irritados com o calor, exigindo mais do arbitro que é quem passa tranquilidade aos atletas.
 🏆
 Apesar do calor excessivo, a equipe do Koto 4 (rol abaixo) foi capaz de agilizar as nossas chaves e ainda auxiliamos as chaves de outros kotos. 
Gilson Everaldo Felipe (SP) coordenou o Koto 4



Conseguimos administrar todas as situações de forma a evitar erros de procedimento e consequentes protestos. Tudo isso, apesar do calor infernal... 
🥋
 Highlanders, na foto feita ao fim do trabalho, ainda conseguimos parecer apresentaveis...
Gilson Everaldo Felipe (SP) verifica a marcação dos Fukushin antes de confirmar a pontuação.

 Além da arbitragem,  participamos do Juri de Apelação em dois julgamentos.

Calendário de Eventos para o próximo ano 2024.






🥇🥇🥇🥈🥉Douglas Broose, tricampeão mundial, mandando abraços para os gaúchos, sobretudo os colorados como ele!


Sensei Pedro Hidekasu Oshiro, vice-presidente da Federação Paulista de Karate, recado para liderança Gojukai, Dr. Miguel Sorrentino Jr, que irá encontrar o ex-campeão Julio Carlos Ziegelmann.

Bônus: descubra o erro? By Maicon Nonoyama...