O primeiro gaúcho a receber, em Porto Alegre, a faixa-preta 7º Dan em Karate:
O Professor Arthur Xavier de Oliveira Filho, instrutor da ACM, coordenador da linhagem Taniguchi ha Karate Gojuryu Gojukai após receber o diploma de aprovação para o 7º Dan, Sala Vip, é cumprimentado, dentre outros, pelos Professores Ademar Pires Brandolf e Luiz Padilla, ambos 6º Dan, Clarissa Silva Portela Lopes, representando os Professores Julio Cezar da Cunha e Marcos Cruz dos Reis (também 6º Dan), os quais fizeram uma pausa na Arbitragem do Campeonato Brasileiro de Karate, no Gigantinho, em Porto Alegre, para prestigiar a entrega cerimonial.
Amizade é como as estrelas: brilha durante milhões de anos. O interesse, é como um cometa, tão rapidamente quanto chega brilhando, afasta-se deixando um vazio...
UFRGSmelhor Universidade Federal do Brasil Av. João Pessoa 80 CEP 90040-000 Porto Alegre RS
Pioneirismo em Direito Desportivo celebrado no UFRGS Portas Abertassuperlota Salão Nobre da Faculdade de Direitohttp://bit.ly/Ufrgs
NIETE Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares
A notícia mais lida da semana no site sobre Ciência e Tecnologia:
Altruísmo aumenta massa cinzenta do cérebro
Porque uma postura altruista (rotineira) pode desenvolver o cérebro?
A postura altruísta exige uma posição perceptual ampliada em relação a estratégia egocêntrica:
No dia a dia, todos realizamos incontáveis escolhas.
Quando são conscientes, as escolhas provocam ponderamos* as opções que desencadeiam.
Ao decidir, o egocêntrico limita sua análise ao seu próprio interesse.
O altruísta inclui vários outros fatores em suas ponderações.
Obviamente, a postura altruísta exige mais do cérebro e o exercício o estimula**.
Faz sentido?
Descubra o que não querem que você saiba:
Você pode evitar 99,99% das doenças
com sabedoria alimentar. Como cuidar da saúde?
Ponderar "saiu de moda"?
A acultura da superficialidade estimula as pessoas a decisões precipitadas, sem ponderação, porque isso aumenta o lucro dos que (entre outras coisas) controlam a informação http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/
** Ao adotar uma postura altruísta, em cada uma das opções que fizer ou, pelo menos, na maioria, o ser irá ponderar os efeitos sobre outras pessoas ou comunidades. A proporção de vezes em que irá ponderar sobre interesses alheio, e a amplitude dessa ponderação, é proporcional ao grau de altruísmo. Quanto maior o grau de altruísmo, tanto mais atividade exercitando as sinapses e fomentando o seu desenvolvimento.
A atitude altruísta desenvolve um raciocínio não linear: Há várias posições a serem consideradas, e envolve o exame de diversos fatores.
Isto explica porque algumas das pessoas mais altruístas da história humana e que conservaram essa atitude diante de toda sorte de dificuldades comprovadas como as que enfrentaram, como Gandhi, Sidarta, etc., são, concomitantemente, as de lucidez mais intensamente observada...
A propósito, confira a obra de Étienne Bonnot de Condillac (1715-1780). A base de funcionamento dos seres vivos está no "Essai sur l'origine des connaissances humaines", ou Tratado sobre a origem do conhecimento humano, escrito em 1746 contendo a "Teoria das Sensações":
Piaget só escreveria um século depois. Condillac conjugado ao pensamento do epistemólogo suíço explicaria o dilema atual: todos os seres vivos (animais, vegetais, bactérias ou qualquer forma de vida) são guiados pela sensação e escolhem aquilo que é "melhor" para si, segundo o entendimento. Os controladores exacerbam as emoções e manipulam induzindo falsas crenças, subvertendo valores, robotizando a população.
A base da escolha está uma questão simples:
Evitar o que aprendemos a acreditar ser "ruim" e nos aproximar do que aprendemos a consider "bom".
Basicamente, é uma das máximas da transdisciplinar NLP criada por Rochard Bendler et Alli:
Toda escolha decorre de uma boa intenção. Lembrando que a qualificação de "boa" é pelo sistema de crenças vigente em quem toma a decisão. Portanto, subvertendo o sistema de crenças e valores você faz uma pessoa escolher a opção que, na verdade, será ruim para ela e para todos com os quais ela se importa.
Assim, tudo se reduz a uma equação para maximizar o "prazer" e minimizar a "dor", conforme os sistemas de crenças e valores de cada um, os quais são padrões aprendidos na vida do indivíduo.
Por exemplo, quem "aprendeu" a fazer escolhas masoquistas, agirá diferente de outro que passou por diversos padrões de aprendizado.
A escolha não acontece de modo racional porque os seres aprendem, desde cedo, a deixarem muitas escolhas com o "piloto automático" do inconsciente, para agilizar as escolhas, a qual é uma estratégia necessária para a sobrevivência ao longo da evolução.
No direito e política, Jeremy Bentham criou a Teoria do Utilitarismo, pouco conhecida por uma conjunção de fatores.
Como Bentham, uma dos maiores filósofos do Direito, Bonnot de Condillac parece ter sido outro precursor da compreensão do funcionamento da nossa sociedade "moderna" na qual todos os problemas decorrem da manipulação de crenças e valores para que a maioria das pessoas não possa fazer boas escolhas!
Exemplo disto, a falácia do aquecimento global...
Supostos riscos climáticos são espalhados para justificar atos e/ou estimular condutas. No caso, a mentira foi criada quando acontecia o fim do tempo de direito das patentes sobre a tenologia do CFC. Os detentores daquelas patentes criaram uma nova tecnologia para geladeiras, com outro gás, o qual não servia nas antigas, e espalharam a mentira para obrigar todos a trocarem de geladeira e eles ganharem zilhões! Agora, como termina o prazo da patente da tecnologia do CFC, inventaram outra mentira.
Aquecimento global é uma mentira
para entorpecer os humanos e
enriquecer os controladores:
Outro pilar para a evitar essa manipulação coleta pode ser a compreensão de que os seres humanos atuam em quatro planos: http://www.padilla.adv.br/crenca
Sabias que, na UFRGS, o NIETE, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares sobre Espiritualidade da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, foi criado durante o II Salão de Extensão, constitui-se em um espaço singular de reflexão sobre Espiritualidade no processo de produção do conhecimento?
A junção entre os lobos parietal e temporal (amarelo) é fortemente correlacionada com o comportamento altruístico da pessoa.[Imagem: University of Zurich]
Altruísmo no cérebro
Cientistas descobriram que pessoas altruístas apresentam um significativo incremento na massa cinzenta do cérebro.
"Este é o primeiro estudo a relacionar a anatomia do cérebro e a ativação do cérebro humano para o altruísmo," disse Ernst Fehr, da Universidade de Zurique.
"Os resultados sugerem que o desenvolvimento do altruísmo através de um treinamento adequado ou práticas sociais pode ocorrer através de mudanças na estrutura cerebral e das ativações neurais que identificamos em nosso estudo," prevê ele. Holismo científico
Descobertas recentes das neurociências têm revolucionado o conhecimento que temos do cérebro.
Mas, depois de décadas de determinismo biológico - a crença de que somos o que somos devido unicamente à nossa biologia - a ciência tem timidamente começado a ceder espaço para percepções mais integrais do ser humano.
A descoberta de que o cérebro é altamente adaptável levou a descobertas como a de que as mudanças no cérebro podem ser induzidas voluntariamente, dando sustentação a novas pesquisas na área de psicoterapia e meditação, entre outras, abrindo caminho para terapias não-medicamentosas de alta eficácia.
O presente estudo não se insere diretamente nessa linha, mas lhe dá um forte suporte experimental. Empatia e altruísmo
Pessoas com elevada empatia e capacidade de compreensão dos outros são mais altruístas.
Por sua vez, a capacidade de compreender as perspectivas dos outros já havia sido previamente associada com a maior atividade em uma região do cérebro conhecida como a junção temporoparietal.
Com base nestes resultados passados, Fehr e sua equipe levantaram a hipótese de que o tamanho da junção temporoparietal e seus níveis de ativação poderiam dar pistas sobre diferenças individuais quanto ao altruísmo.
A interpretação subjacente é de que o altruísmo é a empatia posta em ação, assim como a caridade é o amor em movimento.
As imagens de tomografia cerebral não deixaram dúvidas: quanto mais difícil é o ato altruístico - o experimento envolvia dar até todo o seu dinheiro para os outros - maior é a ativação da junção temporoparietal, algo não percebido naqueles que simplesmente preferem ficar com seu próprio dinheiro.
Além disso, essa maior ativação é suportada por uma junção temporoparietal fisicamente maior.
Treinando o altruísmo
"Nós elucidamos a relação entre o hardware e o software do comportamento altruístico humano," comemora Yosuke Morishima, coautor do estudo.
"Esses resultados são muito entusiasmantes para nós. Entretanto, ninguém deve ir logo tirando a conclusão de que o comportamento altruístico é determinado apenas pelos fatores biológicos," alerta o Dr. Fehr.
Segundo ele, os resultados levantam a questão fascinante de se é possível promover o desenvolvimento de regiões cerebrais que deem suporte ao comportamento altruístico.
A meditação parece ser um bom ponto de partida para tentar responder essa questão:
Fonte: Notícias mais lidas da semana no Site Inovação Tecnológica:
Fabricado com equipamentos comprados no comércio, o aparelho de US$60 monitora com exatidão o movimento dos olhos, incluindo a "profundidade do olhar". Leia mais...
O farol antichuva redireciona continuamente os raios de luz para que eles passem entre as gotas de chuva, tornando a água praticamente invisível. Leia mais...
Foram encontradas pela primeira vez galáxias escuras, uma fase inicial da formação de galáxias prevista teoricamente mas que, até agora, nunca tinha sido observada. Leia mais...