Karate 2023 Uruguay

 23º Torneo Internacional de Karate 🇺🇾🇧🇷🇦🇷🇨🇱🇵🇾

Open de Uruguay 2023 dias 02 y 03 de deciembre

Campus Municipal de Maldonado  https://www.maldonado.gub.uy/


Referee do Uruguai de izquierda a derecha; Gustavo Lanza, Danny Tucci, Leonardo Fernández, Daniel Velazquez, Mario D'Angelo, Joel Mockosce, Gerardo Vilche. Luiz Roberto Nunes Padilla🇧🇷 De Oliveira🇪🇸, Carlos Bertora, Omar Gutierrez.🇺🇾













Koto de alta performance usado: 



Viagem da delegação gaúcha ao Uruguai:



Professor Padilla e o referee sensei Selívio Loechner com sua discípula, Kathleen Mor Domeraski, medalha de ouro no Kumite, e sua avó Heloísa Mor. Ao fundo, sensei Cristiano Saldanha, organizador da viagem.




Las amistades felices y verdaderas fomentan la salud y una vida feliz” concluyó el mayor estudio longitudinal, investigación realizada durante 75 años por la Universidad de Harvard cuando el Director del Proyecto, Robert Waldinger lo informó https://youtube.com/clip/Ugkxm7VUZ8jDoE2xbwRZVpnSXnF48yFV_OCn

Referee do Uruguai de izquierda a derecha; Gustavo Lanza https://instagram.com/lanzafigueredo Danny Tucci, Leonardo Fernández https://instagram.com/leonardofernandez6766 Daniel Velazquez, Mario D'Angelo, Joel Mockosce, Gerardo Vilche https://instagram.com/gerardovilche Luiz Roberto Nunes Padilla🇧🇷 De Oliveira🇪🇸, Carlos Bertora, Omar Gutierrez https://instagram.com/omargut31 🇺🇾



Só Highlanders aguentam os dias seguidos de arbitragem.

Em São Bernardo do Campo, arbitramos as disputas do Campeonato Brasileiro de Karate (mais de 4,2 mil atletas nesta etapa final!), de gravata, das 7:30 até após 21 horas, justamente nos dias mais quentes de toda a história de São Paulo. Confira as imagens aqui: https://padilla-luiz.blogspot.com/2023/11/campeonato-karate-2023.html

🥵

O calor foi agravado por alguns fatores.

A decoração envolvia panos pretos envolvendo o ginásio aumentando a beleza plástica do evento ao destacar as disputas. Contudo, restringem a circulação de ar.

🤯

Devido ao volume do evento, quase todo tempo havia mais de mil pessoas dentro do ginásio, cada uma delas gerando calor corporal e portando um ou mais equipamentos eletrônicos que também esquentam.

Nas mesas havia toalhas pretas ajudando a aumentar o calor. Em cima e rm baixo das mesas estavam outras fontes de calor como os equipamentos de som, de controle, notebooks, além dos paineis dos 8 kotos.

🫥

A organização do evento não podia prever que faria o calor infernal, com temperaturas ambiente acima da do corpo humano...

🥶

O local onde ocorreu o evento, São Bernardo do Campo é a cidade mais fria da grande São Paulo.

😰

Passamos frio naquela cidade, em abril/maio deste ano, durante a competição sul-americana.

👔

Ser arbitro CBK com grandes competições é para Highlanders.

🥋

O atleta pode limitar a sua presença dentro do ginásio muito quente: há uma programação das centenas de categorias e quem disputa o evento pode sair do calor e retornar.

Dependendo do tamanho da categoria, o campeão terá vencido meia dúzia lutas, de alguns minutos cada.

🧭

Já os árbitros passam o tempo todo dentro do ginásio chegando a mais de 12 horas de atividade diária, trabalhando para o sucesso do evento e engrandecimento do Karate esporte.

🏆

No padrão WKF, quem não está na quadra arbitrando ou como Supervisor, está cuidando do placar, ou da súmula, ou das chaves, ou organizando os atletas...

🔢

Chegamos antes das 8 horas, quando iniciaram as disputas (salvo no dia da abertura oficial quando a cerimonia precedeu os embates) e saimos depois das 21 horas, mais de 12 horas de atividade, com pausa de uns vinte minutos para um breve almoço ou janta no proprio ginásio.

🆙

No domingo 19/11/23, completamos seis dias de atividade em cerca de 60 horas de trabalho.

O calor excessivo dificultou tudo: causou panes nos computadores (gerando atrasos e estresse) e o calor prejudicou até a audição dos comandos, exigindo muito dos árbitros.

Os atletas tendem a ficarem mais facilmente irritados com o calor, exigindo também mais do arbitro para manter a tranquilidade dos atletas.

🏆

Apesar do calor excessivo, a equipe do Koto 4 foi capaz de agilizar as nossas chaves e ainda auxiliamos a realização de disputas das chaves de outros kotos.

Conseguimos administrar todas as situações de forma a evitar erros de procedimento e consequentes protestos.

Tudo isso, apesar do calor infernal...

🥋

Highlanders, na foto feita ao fim do trabalho, ainda conseguimos estar apresentáveis...







Nenhum comentário:

Postar um comentário