Devagar travar trânsito, cria ou aumenta estresse, reduz segurança e desencadeia fatalidades, prejudicando à sociedade.

Prezado
 
Parece ótima a idéia de colocar uma pista de alta velocidade na Freeway. Pistas com velocidades diferenciadas, e com velocidade mínima, impondo multas a quem transgredir. também prejudica o trânsito quem anda demasiado devagar e, pior ainda, quem anda devagar e quer impor aos demais. Notastes o comportamento de pessoas que ficam "travando" os demais? Muita gente fica irritado com isto, ultrapassam pela direita e, a vida é complicada, as pessoas já estão irritadas por outras coisas, e na soma, cada vez mais perturbadas, terminam por fazer alguma bobagem, causando um acidente mais adiante...
 
Quem anda devagar demais, e trava o trânsito, cria ou aumenta o estresse dos demais motoristas, o que reduz a segurança do tráfego.
 
Então, pode ser pior a conduta de quem anda devagar, por dois fatores.
 
Primeiro, porque estradas e veículos e a tecnologia de segurança são desenvolvidos e mantidos, com elevado custo social, para reduzir o tempo de deslocamento, e acelerar o progresso social. Quem trava o trânsito, tal como quem desperdiça água potável, ou contamina fontes/alimentos, está desperdiçando recursos públicos e dificultando o progresso.
 
Segundo, porque quem trafega em velocidade excessiva, reduz sua própria segurança. Se o faz em uma estrada sem movimento, de madrugada, está praticamente colocando em risco apenas a sua própria segurança - semelhante a quem pratica esportes de aventura, cada dia mais em moda, desde o tradicional paraquedismo, até atravessar o espaço vazio entre prédios altos caminhando sobre um cabo apenas com um bastão para ajudar no equilíbrio, não raro com vento soprando. Compare os riscos:
 
O sujeito pula de paraquedas, contudo, o equipamento não abre ou falha, e o atleta - com 100km, cai sobre uma pessoa inocente e a mata. O mesmo pode ocorrer em outros esportes radicais ou de aventura.
 
Contudo, quem anda devagar, numa via expressa, de trânsito rápido, e fica causando entrave ao trânsito, cria e aumenta o nível de estresse, reduz o nível de segurança e isto - inevitavelmente - seres humanos vivem na onda das emoções que não podem controlar o tempo todo - terminará causando, mais adiante, por força da acumulação de estresses, e redução consequente do nível de segurança, será o fato desencadeador de um acidente. Contudo, diferente da situação anterior, entre os prejudicados com o acidente, não estará quem atrapalhou. Quem será prejudicado serão terceiros, isto é, pessoas inocentes com relação ao fato inicial - o comportamento que desencadeou a perturbação à paz social e que, numa sucessão de eventos evitáveis, terminou no acidente. Veja bem, não estou dizendo que o causador direto do acidente não tenha culpa, nem fazendo apologia à imprudência, e sim que precisamos analisar toda a ecologia de uma situação onde aquele que atrapalha o trãnsito é perturbador da paz social, tanto quanto o imprudente, contudo, diferente deste, que é multado ou termina sofrendo as conseqüências da imprudência, quem atrapalha o trãnsito termina impune, apesar do malefício que causa á sociedade. As vias - que custaram caro, foram feitas para agilizar e reduzir as distâncias, colaborando para o progresso.
 
 
Abraços
 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, August 10, 2010 10:07 AM
Subject: Re: Radar - Na free way já tem dois

Concordo. E penso que, após acrescentada mais uma faixa às duas pistas da freeway, a velocidade irá para os 120 km/h.
Abraços,
Aureci Figueiredo Martins - Porto Alegre/RS
Associado ao http://www.institutoesp.blogspot.com/
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, August 09, 2010 6:26 PM
Subject: Re: Radar - Na free way já tem dois

Barbaridade, tche!
 
Só precisamos pensar em racionalidade sobre velocidade:
 
120 km por hora é velocidade que pode ser perigosa, depende do carro...
 
Quando a freeway foi criada, e eu era garoto,  faz uns 40 anos, era de 120km/h não havia toda a tecnologia que, hoje, é comum nos carros tornando-os muitos mais seguros...
Tenho um vectra cd 1997 que tem abs, controle de tração, pneus em perfeito estado, e trafegar nele, na freeway, a 120 por hora, é muito mais seguro do que a 100 num carro zero km, contudo, sem tecnologia de segurança, ou, pior, em carros usados, mais novos, contudo, com pneus pela hora da morte...
 
Abraços
 
Pád
 
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, August 09, 2010 1:37 PM
Subject: Re: Radar - Na free way já tem dois

Eu tb notei que as fotos não são da nossa freeway...
 
Talvez até seja um trote, mas induz a respeitar as leis do trânsito, e isso eu considero válido pois que estou teclando hoje porque não estava acima dos 100km/h e usava o cinto quando meu carro capotou e virou sucata.
Abraços,
Aureci Figueiredo Martins - Porto Alegre/RS
Associado ao
http://www.institutoesp.blogspot.com/
 
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, August 09, 2010 8:39 AM
Subject: Re: Radar - Na free way já tem dois

Aureci
Recebi essa mensagem antes, e desconfiei porque não indica o KM onde estaria
(notou?) então, resolvi pesquisar e nada achei, não obstante as indicações de pardais, caetanos, em variados sites... Nada achei a respeito disto.
 
Parece (mais um) trote...
 
Abs
Pád
 
----- Original Message -----
Sent: Saturday, August 07, 2010 10:59 PM
Subject: Radar - Na free way já tem dois

Na free- way já tem dois,  que funcionam 24 horas por dia !

*Vejam com atenção os novos 'radares' para as auto-estradas.
Tão bem disfarçadinhos nos 'rails' ... ninguém vai ver !
Agora é que vai ser uma fartura ... a caçar multas !
Tenham cuidado. Vai passar mesmo a doer... * 



Nenhum comentário:

Postar um comentário