Capoeirista Mestre Monsueto ou o
Sensei Ananilson de Souza
O professor Ananilson de Souza, sensei de Karate, faixa preta 2º dan Goju-ryu Taniguchi-ha, conhecido como Mestre Monsueto da Capoeira e radicado em Sombrio, voltara ao Rio Grande do Sul para se recuperar de complicações causadas por um infarto sofrido no mês de junho. Faleceu aos 63 anos em em Viamão, grande Porto Alegre, dia 28/7/2015, atos fúnebres realizados no cemitério Jardim da Paz.
Na foto, Ananilson de Souza, o Mestre Monsueto, organizava os troféus e diplomas antes do início de uma competição de Karate na ACM na primeira metade dos anos oitenta ao seu lado de Nelson Sander, o "Obelix", também chamado de Bolinha devido à uma tatuagem no volumoso bíceps, e, de costas examinando uma foto, o Professor Padilla, então faixa roxa, 2º kyu.
Depoimento de Ananilson de Souza (Mestre Monsueto) ao CEME-UFRGS CEME-Centro de Memória do Esporte, Esef/ufrgs;
Início do entrevistado na capoeira e os grupos que participou; Academias que atuou ao mudar-se para o Rio Grande do Sul; Roda de capoeira, local, alunos; Gravação de músicas de capoeira; Como se tornou mestre; Como obteve reconhecimento nas rodas de capoeira; Capoeiristas que tinham no Rio Grande do Sul quando chegou; As primeiras rodas de capoeira em Porto Alegre; A inserção de profissional de capoeira em projetos sociais; Diferentes hábitos, costumes e alimentação que encontrou durante sua trajetória; Etnias que vieram para o Brasil; Trajetória do entrevistado na capoeira; As classes que iniciaram a capoeira no estado do Rio Grande do Sul; Núcleo do grupo Casa Grande em Viamão; Fatos que marcaram a sua trajetória.
Seus ensinamento marcaram uma geração: "Souza começou a capoeira em Sombrio e seu legado é e continuará sendo seguido por muitos", destaca o Diretor Municipal de Esportes de Sombrio, Fernando Ferreira http://www.canalcatarinense.com.br/souza-figura-conhecida-de-sombrio-morre-aos-63-anos-de-idade
Figura carismática e conhecedora da cultura, foi grande referência da capoeira no Rio Grande do Sul, Mestre Monsueto atuava há 50 anos, sendo 43 anos de mestria. Com muita tristeza, a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura lamenta a partida desde grande ícone da capoeira que deixará saudades. http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1280498
Fonte: Página Goju https://www.facebook.com/gojukarategojuryu/posts/867892883288531
Nenhum comentário:
Postar um comentário