Estultice academizada

A acultura da superficialidade egocêntrica de aparentar insere-se num contexto de desmanche institucional:

        Nesse contexto, proliferam publicações para engrossar currículos, revistas supostamente "científicas" aceitando artigo criado em gerador de lero-lero e "escrito" por Maggie Simpson. Sim, a notória personagem do desenho animado em parceria com o ditador da Coreia do Norte...
Quando um estudo científico é publicado supõe-se tenha sido revisado por pares, passando pelo escrutínio de um ou mais estudiosos do mesmo escalão do autor. Contudo, um submundo de revistas científicas predatórias publicam qualquer "artigo" se for paga a taxa.
Decidido a expor o dislate, o engenheiro Alex Smolyanitsky usou um gerador de lero-lero criando 120 "artigos científicos" repletos de baboseiras e ninguém percebeu, apesar de figurarem como autores personagens de "Os Simpsons" um dos desenhos animados mais conhecidos.
 
 O artigo "Configurações difusas e homogêneas" apresenta como seus autores Margaret Simpson, também conhecida como Maggie; Kim Jong Fun, o líder da Coreia do Norte; e Edna Krabappel, professora de Bart Simpson no mesmo notório desenho animado. Foi elaborado com um programa do MIT chamado SCIgen reunindo o jargão científico de uma forma a quase não fazer sentido. 
Confira o resumo do "estudo":    
"A Ethernet precisa funcionar. Neste artigo, confirmamos a melhoria do e-commerce. WEKAU, nossa nova metodologia para a correção de erros para a frente, é a solução para todos estes desafios."
Seguem três páginas de aleatoriedades com expressões como "ciberinformática replicada" e "íon tempo-linear" coroadas por uma página com vinte e três referências conferindo aparência de legitimidade à estultice.
A baboseira foi aceita por dois periódicos: Journal of Computational Intelligence and Electronic Systems e pelo Aperito Journal of Nanoscience Technology – este, inclusive, já o publicou em http://aperito.org/uploads/pdf/AJN-1-101.pdf  Confira e veja se exageramos...
FONTE com foto e linkshttp://gizmodo.uol.com.br/gerador-artigos-cientificos-simpsons/ baseado em texto de Felipe Ventura de 10/12/2014 às 12:32  h.
Acorde da manipulação midiática: transcenda à acultura da superficialidade sendo quem você verdadeiramente é http://blogln.ning.com/forum/topics/cultura-da-superficialidade-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário